Idealizado por dois amigos de muitos anos, um biomédico e outro veterinário, ambos apaixonados por animais silvestres, serpentes em especial, o Sítio Xerimbabo começou a funcionar em 2001, inicialmente com estrutura para criar apenas 30 animais.
Implantado e mantido com recursos próprios, o Sítio Xerimbabo ainda é um criadouro de pequeno porte, com produção pequena e com todo o lucro das vendas sendo reinvestido em novos recintos e melhorias no sistema de criação.
O Sítio Xerimbabo, apesar de ser um criadouro comercial, não objetiva desenvolver somente atividades estritamente comerciais, pois é fruto da paixão de seus proprietários por esses animais fantásticos. Nossos objetivos são basicamente:
- trabalhar em parceria com os órgãos oficiais de fiscalização, principalmente recebendo os animais oriundos de apreensões e oferecendo tratamento veterinário para os mesmos, já que a maioria deles apresenta algum problema de saúde devido os maus tratos recebidos dos traficantes ou criadores não autorizados.
- Incentivar e contribuir para o desenvolvimento da herpetocultura no Brasil, de forma responsável.
- Contribuir para a diminuição do comércio ilegal de espécies nativas de cobras no Brasil.
- Desenvolver junto à comunidade em geral, principalmente escolas públicas e particulares, um programa de educação ambiental, enfocando a importância das cobras nos ecossistemas.
- Estabelecer parcerias com instituições de ensino, em nível de graduação e pós-graduação, oferecendo todas as condições (estrutura do criadouro e alojamento) para que sejam desenvolvidos estudos biológicos e veterinários com cobras em cativeiro.
- Oferecer treinamento de contenção e manuseio de cobras para tratadores e técnicos de instituições parceiras.